Entre o trabalho e a família: As medidas de conciliação implementadas em empresas e Instituições de Ensino Superior da Região Centro de Portugal
Nas últimas décadas, a preocupação com a conciliação entre o trabalho e a família tem aumentado no seio das organizações/instituições portuguesas (Andrade, 2017; Guerreiro et al., 2006). Em razão do aumento da responsabilidade social das organizações e instituições (APEE, 2021); dos conflitos, sinalizados pelos empregados, em gerir de forma equilibrada os seus deveres profissionais e familiares (Kalliath & Brough, 2008); e dos impactos que a Covid-19 tem demonstrado na conciliação (Eurofound, 2020), este tema nota-se cada vez mais significativo.
Os vários avanços legislativos em matéria de conciliação, estabelecidos no Código do Trabalho (Lei n.o 7/2009) e nas Diretivas da União Europeia (Diretiva 2019/1158), espelham a crescente atuação política neste âmbito. Todavia, notou-se a necessidade de saber mais acerca das medidas de conciliação que são adotadas, pelas organizações/instituições, para além das legalmente previstas.
Neste sentido, esta investigação propôs-se a conhecer, na Região Centro de Portugal, quais as medidas que empresas privadas e Instituições de Ensino Superior (IES) implementam para favorecer a conciliação trabalho-família dos seus empregados. Foram contactadas 45 empresas e 9 IES. Participaram, neste estudo, 10 empresas e 3 IES, tendo sido aplicado um inquérito por entrevista aos responsáveis dos Recursos Humanos destas (ou às pessoas referenciadas).