Características da atual imigração brasileira em Portugal: impressões a partir de investigação em municípios minhotos
O presente ensaio, resultado de investigação realizada entre fevereiro de 2019 e março de 2020, aborda o fenômeno imigratório de brasileiros e brasileiras para as cidades portuguesas de Braga e Guimarães a partir de 2015. A partir de entrevistas realizadas com 38 brasileiros e brasileiras nas respectivas cidades (e 1 em Valença do Minho), foram analisados os perfis, as trajetórias migratórias e outros elementos, a partir das histórias de vida dos imigrantes. No tocante ao perfil, observou-se uma capilaridade geográfica a respeito do local de nascimento (e também procedência) dos mesmos, do Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No tocante ao último local de residência (ULR) imediatamente anterior ao local de residência atual, 28 tinham como ULR o Brasil, 8 (oito) Portugal, 1 (um) Nova Zelândia e 1 (um) Espanha. Ao considerar a totalidade da trajetória, aparecerem indivíduos que já haviam residido no Canadá, na Espanha, na Irlanda, na Itália e na Argentina. Dos 38 entrevistados, 30 possuíam (possuem) ensino superior completo, 1 (um) possui ensino superior incompleto, o que caracteriza uma imigração com elevado nível de escolaridade. Cabe destacar que a maioria deles trabalha em setores distintos de suas áreas de formação.
A idade média dos (as) imigrantes foi de 41 anos. A idade média na chegada foi de 39 anos (a moda foi 41 anos). A maioria chegou já com filhos, e, a busca por uma melhor condição de vida para eles é um dos principais motivos alegados pelos (as) imigrantes para terem buscado Portugal como destino.
O perfil geral deste imigrante pode demonstrar particularidades distintas dos imigrantes de vagas (levas anteriores). De outra parte, cabe citar ainda que diferentes motivos contribuíram para ter Portugal como destino (facilidade da língua e “propaganda”, por exemplo) e permanência dos imigrantes (educação pública e saúde pública).